Pastoral do Dízimo


Amado irmão e irmã, paz e bem!
Nossa Igreja vem trabalhando há algum tempo para a formação de uma consciência a respeito do Dízimo. É um assunto delicado, pois envolve a condição financeira de cada pessoa. Há muitas dúvidas, questionamentos, incompreensões, posicionamentos precipitados sobre este assunto. É normal que isso aconteça, afinal, a Pastoral do Dízimo, se comparada a outras pastorais, é recente em nossa Paróquia. O que não pode acontecer é um cristão católico não ser esclarecido e consciente a respeito da entrega do seu dízimo.
         Pra começo de conversa, algo que deve estar muito claro para nós é que Dízimo não é pagamento, não é imposto, não é taxa, é gesto livre de gratidão. Não é esmola, nem oferta.
         Dízimo é ato de fé em Deus, de confiança na Comunidade, é “Entrega”, pois o correto é se dizer: “Entregar”, pois o correto é se dizer: “Entregar ou dar o “Dízimo”. Dito isto, muitos se questionam: qual então o valor que devo entregar como Dízimo? Veja a própria palavra “Dízimo” já dá uma dica qual seria o valor ideal. Dízimo significa a décima parte, portanto, dez por cento de nossos rendimentos, daquilo que recebemos durante o mês ou que produzimos. Era assim no Antigo Testamento. Há várias passagens na Sagrada Escritura que falam sobre Dízimo: Gn 14, 18-20; Lv 27, 30-34; Nm 18, 21; Dt 14, 22; Dt 26, 12; 2Cr 31, 5; Ml 3, 10; Hb 7, 1-2.9, dentre outras.
         Mas a Igreja Católica, no Brasil, vendo as necessidades do povo, pede que cada pessoa entregue seu Dízimo, de acordo com o seu coração e sua consciência. Esta inspiração veio da Segunda Carta aos Coríntios 9, 7-8, onde se lê: “Cada um dê como dispôs em seu coração, sem pena nem constrangimento, pois Deus ama a quem dá com alegria. Deus pode cumular-vos de toda espécie de graças, para que tenhais sempre e em tudo o necessário e vos fique algo de excedente para toda boa obra”. Portanto, quem pode dar os dez por cento, deve dar. Quem vai sentir falta, que dê menos. Por principio, devem-se dar os 10% (dez por cento).
         O livro do Eclesiástico 35, 8-9 nos informa que devemos ser generosos, veja: “Em todas as tuas oferendas mostra um semblante alegre, consagra o dízimo com alegria. Dá ao Altíssimo conforme ele te deu, com generosidade, segundo as tuas posses”.
         No mundo em que vivemos, o processo de evangelização é dispendioso, necessita de muitos investimentos e recursos. E evangelizar é a meta e a razão de existência da nossa Igreja. O próprio Jesus nos manda: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15).
         Assim, meu irmão e irmã, o Dízimo é uma forma concreta que temos de ajudar na evangelização, de fazer acontecer o Reino de Deus em nosso meio. É ele que supre todas as necessidades e despesas normais da Paróquia. Sustenta as atividades das comunidades, cursos, casas, grupos, pastorais, movimentos, ministérios, objetos litúrgicos das celebrações, funcionários, reformas, construções, instalações. Ajuda também aos necessitados, trabalhos missionários e padres.
         Mas não basta entregar o Dízimo como se ele fosse uma imposição, o mais importante é o que o dizimista sinta-se parte da comunidade e responsável por ela. Ser dizimista consciente, saber que a Igreja precisa de sua generosa colaboração para exercer bem seu papel de anunciar a Boa Nova.
         Veja que o Dízimo é uma maneira de nos ajudar a ser delicados com Deus e, agradecidos a Ele. Dízimo é um ato comunitário, portanto, deveria ter a participação de todos e não de alguns. Por isso Deus abençoa com generosidade e fartura quem entrega seu dízimo, concedendo-lhe sempre muito mais.
         Portanto, irmão e irmã, ser dizimista é ato de entrega de gente de coragem, é ato de honestidade com Deus e sua Igreja. Se você já é dizimista fiel e consciente, sinta-se orgulhoso por contribuir para o sustento de dotas as atividades de nossa Igreja.
         Se você ainda não é dizimista, venha fazer parte desta grande família. Venha experimentar a alegria de sentir-se responsável de forma direta e consciente pela evangelização em nossa Paróquia e transformação de nosso mundo num lugar melhor para se viver. Deus o (a) abençoe abundantemente, e lhe conceda sempre mais!
Pastoral do Dízimo
Obs.: Se você não é dizimista e deseja ser, procure a secretaria paroquial ou o responsável pela sua comunidade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Comunidade Paróquial São Sebastião - Rua Diamantina, 05 Centro - Sabinópolis (MG) - Fone: (33)3423 1369 | E-mail: paroquiadesabinopolis@gmail.com